GUIA PARA MEDITAÇÃO

Segundo o Yoga Sutra de Patanjali, meditar é manter o fluxo continuo da concentração.  Para estar em estado meditativo é preciso estabilizar o prana (energia) mantendo a postura firme e estável; é preciso tornar a mente introspectiva recolhendo os sentidos e focando a atenção em um ponto, quer seja interno ou externo.

Meditar é treinar e mente para viver a realidade interna, observando o momento presente desde a perspectiva da mente silenciosa. O objetivo final é alcançar a fonte de vida e consciência. No inicio a mente se agita, se rebela e nossa pratica consiste em um pingue-pong mental de observar a mente saltando de pensamento em pensamento.  Com a pratica desenvolvemos o desapego destes pensamentos inoportunos que já não nos incomodam tanto e acabam perdendo a força. Eles não vão embora é a gente que não se incomoda mais com eles. Eles se transformaram num rio distante, você o vê fluir, mas ele já não te perturba. Uma enorme sensação de quietude começa a brotar em todo ser, seu corpo está firme e estável, sua mente entra no fluxo continuo de concentração. Você é um observador, que experimenta desde dentro sem se identificar. Você é capaz de perceber além do corpo, além das emoções, além dos pensamentos. Você começa a viver o aqui e agora em toda sua plenitude.

Pensamento

Para se desenvolver na meditação é importante observar um estilo de vida saudável, com atividade física moderada, alimentação saudável, diminuição do estresse, mantendo seu pensamento positivo nas situações do dia a dia.

Duração

Tente manter a mesma duração diariamente. Comece com poucos minutos por algumas semanas e vá aumentando conforme se sente mais confortável e em comunhão interior.  O ideal é chegar a pelo menos 30 minutos diários.

Horário

Tente meditar sempre no mesmo horário isso ajuda a sua mente a se concentrar. Logo de manhã é um ótimo horário (nascer do sol) e no final da tarde (pôr do sol). Também é muito favorável meditar logo antes de dormir.

Regularidade

É muito importante que você pratique diariamente, no mesmo local e horário criando uma atmosfera de tranquilidade e paz. Utilize a mesma técnica a fim de se aprofundar cada dia mais. Medite sempre que tiver vontade e tempo.

Postura

Antes de se sentar faça algumas asanas para ativar estimular sua energia. Sente-se com a coluna reta. A postura deve ser firme e confortável. Sente-se de frente para o norte ou para o leste onde há vibrações magnéticas mais favoráveis. O ideal é não se mexer e observar qualquer sensação, sem se envolver.

Respiração

Procure se acalmar e focar a mente na respiração lenta e profunda. Observe o fluxo pelas narinas sem se envolver, despertando as sensações nesta região. Estabeleça um ritmo e mantenha a mente consciente do fluxo, tornando-se ainda mais introspectivo. Sempre que perceber que perdeu a atenção volte para sua respiração.

Alimentação

Os alimentos influenciam diretamente os pensamentos e a sua prática de meditação. Se você quer meditar regularmente todos os dias evite os alimentos que ativam o sistema nervoso e embotam a mente como café, chá mate, chá verde, chocolate, bebidas alcoólicas, refrigerantes, açúcar, enlatados e carnes. Prefira alimentos frescos e saudáveis.

Conclusão

Para concluir sua prática, una as mãos a frente de peito e cante 3 vezes o mantra Om.  Agradeça pela sua prática e sinta a energia envolver todo seu corpo. Fique uns segundos em silêncio e comece a se mexer devagar preparando-se pra deitar e realizar um breve relaxamento. A transição do mundo interno para o externo deve ser lenta.

MEDITAÇÃO COM JAPA

“Mediante o pensamento constante no mantra, cada um é protegido e libera-se da roda de nascimentos e mortes. “Man” vem da raíz de manas que é mente e significa “pensar”; “tra” significa proteger ou liberar. Um mantra gera a força criativa e outorga a bem aventurança eterna. Um mantra, quando é repetido constantemente desperta a cosnciência.”

Por Swami Sivananda (Japa Yoga)

Mantra Yoga

Um mantra é uma energia mística encerrada dentro da estrutura do som. É o poder divino manifestado em um corpo sonoro. Por meio da concentração e da repetição se libera a sua energia e esta toma forma. O Japa, ou Mantra Yoga, é aquela prática através do qual o poder contido nos mantras é aplicado. Cada mantra está construído a partir de uma combinação de sons derivados das cinquentas letras do alfabeto sâncrito. O Sânscrito também é conhecido como Devanagari ou linguagem dos Deuses. Os sábios da antiguidade, sintonizados com elevados níveis de consciência, conheciam muito bem o poder inerente contido nos sons e eles utilizavam combinações de sons para obter vibrações especificas.

O Som como Energia

As sílabas sagradas usadas em meditação pelos aspirantes espirituais habitualmente são nomes Sâncritos do Absoluto. Como poder divino manifestado em som, o mantra em si mesmo é o corpo sutil da deidade. A teoria da meditação Japa diz que mediante a repetição das sílabas com precisão e devoção intensa, se chama a forma da deidade que preside o mantra. Sintonizando com o comprimento de onda do mantra a pessoa é conduzida de volta, desde o plano denso dos sons articulados através do véu que encobre o universo material até a deidade personalizada, e finalmente, a energia primária indiferenciada do Poder Supremo.

Som: a Semente
de Toda Matéria

O japa, a repetição do mantra, extrai os princípios cosmológicos do terreno da teoria e os coloca para trabalhar de um modo prático. Durante o período de dissolução, a Energia Cósmica (Shakti) permanece inativa. Depois da primeira diferenciação, que são as energias seminais do universo, a massa de energia vibrante continua diferenciando-se e expandindo-se em forma de ondas. Na quinta diferenciação o universo evolui até o plano denso, com a criação de cinquenta sons articulados. Sob todas formas do mundo físico estão as ondas oscilantes dos cinquenta sons primários em distintas combinações. O som é a forma potencial e a forma é o som manifestado.

Os Quatro Níveis
de Som

VAIKHARI: a palavra falada. É o pensamento transformado em um código que se chama linguagem.
MADHYAMA: vibração mental. Quem fala pensa em uma linguagem e seleciona suas palavras através de seu prisma mental.
PASHYANTI: estado telepático, em que se pode literalmente sentir a forma de pensamento. Este é o nível universal em que tem lugar todos os pensamentos.

PARA: o quarto estado e mais elevado é transcendental. Está por cima de todos os nomes e formas. É energia pura, ou Shakti. Corresponde com Sabdbrahman, a divina vibração que tudo une.

Likhita Japa

É a pratica diária de escrever o mantra durante certo tempo num caderno exclusivo para isso.

Enquanto se escreve o mantra deve se observar mauna (silêncio interno).

Escreva o mantra com tinta claramente.

Aos domingos e durante as férias escreva-o por mais tempo.

Pode se desenvolver um maravilhoso poder de concentração.

Do Likhita Japa provém incontáveis benefícios espirituais.

Quando se escreve o mantra não ha nenhuma restrição sobre nenhum tipo especial de escritura.

Pode ser escrito em qualquer idioma.

Vibrações Sonoras
na Meditação

O Japa é um método de canalizar nossa consciência desde o nível mais baixo até o nível mais elevado de pensamento puro. Repetido verbal ou mentalmente, um mantra nos eleva até o estado telepático, e mais além, até o transcendental.

Elimina as impurezas mentais, a cólera, avareza, luxúria e outras impurezas que escondem a luz interna. O Japa produz na mente a forma da deidade vinculada com o mantra.
Mediante a prática constante, esta forma se converte no centro de nossa consciência que pode realizar-se diretamente. A repetição com concentração sobre o significado do mantra e sobre os atributos da deidade particular nos levam rapidamente a realização de Deus.

As Seis Partes
de um Mantra

1. RISHI – Aquele que teve a realização do Ser pela primeira vez mediante esse mantra e quem o deu ao mundo. O sábio Vishwamitra é o Rishi do Gayatri
2. MEDIDA – Que governa a inflexão da voz
3. DEVATA – É a deidade que preside o mantra.
4. BIJA – Semente. Palavra ou série de palavras significativas que dão um poder especial ao mantra. A Bija é a essência do mantra.
5. SHAKTI – A energia da forma do mantra, quer dizer das formas das vibrações criadas por seus sons.
6. KILAKA – A rolha que tampa a chaitanya (consciência pura) escondida no mantra. Assim que a rolha é removida através da repetição constante e prolongada do Nome, se revela chaitanya. O aspirante recebe a visão do seu Ishta Devata.

Prática de Japayoga

Pronuncie cada sílaba do mantra corretamente e de maneira bem definida. Não repita o mantra nem muito rápido e nem muito devagar. Aumente a velocidade só quando a mente se distraia. O que ajuda o aspirante a obter consciência de Deus não é o número de repetições mas sim a pureza, a concentração, a atitude mental e o foco da mente em um só ponto. Faça Japa com devoção total.
Usar um mala (colar) te mantém atento a atua como um incentivo a seguir o Japa com continuidade. Repita-o em voz baixa durante um tempo, depois sussurre o mantra e algumas vezes repita-o mentalmente. Sinta que seu coração se purifica e que a mente se estabiliza pelo poder do mantra. Mantenha seu mantra em segredo. Depois de terminar o japa, sente-se em silêncio e faça um relaxamento,

“As aulas na PuraYoga foram únicas. Nunca mais tive experiência igual. Foram momentos de elevação espiritual, numa aula com teoria e prática. Descobri um mundo novo que me deu a sensação de ‘volta ao lar’. Sempre me senti bem orientada e bem recebida. Além disto tudo, tinha a oportunidade de cantar mantras ao som mravilhoso de órgão de fole. Durante a semana, tentava praticar as teorias, que levo a sério até hoje. Só posso agradecer aos mestres por essa oportunidade tão iluminada”.
Sério, obrigada, Nírmala! Sinto muito a sua falta.
Beijo querido e muita luz,
Pati
Patricia Cavalcanti
Quero que saiba que ter te conhecido e aprendido tanto com você foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida!
Aprendi muito com você, mesmo!! Desde como ver a yoga, como ligar a yoga com todos os meus conflitos interno. Te considero quase como uma “guru” na minha vida! Mesmo não convivendo muito com você e não acreditando muito nesta historia de guru…heheheh. Bom, só tenho a agradecer por tuuuuuudddooooooo!! Super Beijinhos
Denise Braun