PRÁTICA PESSOAL

SADHANA

Para montar sua prática pessoal, siga a estrutura de uma aula mesmo que seja de maneira bem reduzida, por 15 ou 30 minutos. Este esquema de aula irá auxiliar na sua prática pessoal.

• Aquietamento

• Canto dos Mantras

• Alguns Exercícios Preparatórios

• Asanas

• Pranaymas

• Relaxamento

• Meditação

• Saudação Final

Para começar sempre aquiete-se por uns instantes sentado de olhos fechados ou deitado. Neste momento você traz a mente do exterior para o interior. Cante o mantra Om, 3x mesmo que seja mentalmente.

Se estiver com tempo escolha alguns exercícios preparatórios. Faça umas voltas de surya namaskar ou chandra namaskar (saudação ao sol e a lua).

Escolha alguns asanas e sempre inclua um breve relaxamento entre as posturas pelo tempo que precisar. Não realize sua prática mecanicamente mesmo que esteja repetindo as mesmas posturas sempre há coisas novas pra perceber em cada posição, um relaxamento maior ou uma respiração mais suave e intensa.

Tente se lembrar das variações que pratica em aula pra enriquecer sua prática com novos componentes.  Mais vale como você pratica do que oquê pratica. Yoga é uma atitude que vestimos ao praticar.

O pranayama pode ser bem simples, desenvolvendo a respiração das três fases, principalmente se você é iniciante e está re-aprendendo a respirar. Quando já estiver bem confortável com esta série então inclua alguns minutos da respiração alterna.

Para o relaxamento, yoganidra, você pode ouvir um cd se tiver mais tempo ou apenas dar um comando mental para que todo corpo relaxe por uns minutos.  Não termine sua prática pessoal sem o relaxamento e a meditação. Mesmo que sejam poucos minutos, é um momento importante, onde tudo que ativou será armazenado e processado física e mentalmente.

Para finalizar faça sua saudação, Namaskar; é o momento em que você agradece a força divina do seu interior pela conexão da prática e aos mestres que deixaram este conhecimento milenar transformador ao nosso alcance.

O local deve ser silencioso sem interferências externas, limpo e arejado. Se possível utilize sempre seu tapetinho de yoga ou algo equivalente para criar uma energia própria. Utilize roupas confortáveis que não apertem permitindo a circulação da energia. Evite tomar banho depois de praticar pois toda energia acumulada vai ralo abaixo, se precisar tome banho antes. Também lembre-se de comer só depois da prática, se estiver com fome antes tome um suco ou chá.

Que a força dos mestres oriente seu caminho de desenvolvimento interior!
Boa prática! Namaste!

“A Nírmala é, dos(as) professores(as) que eu já tive o prazer de conhecer e ter aulas, que mais leva a Yoga a sério como caminho e como devoção espiritual.
Eu acho que isso, mais o fato de estar sempre estudando e se aperfeiçoando, é o quesito mais importante para um aluno escolher seu professor de yoga. ”
beijos, Sandro
Sandro Friedland
Essa última Satsanga foi uma expêriencia linda para mim e para o Leo. A última vez que ele ouviu essas música e ritmos foi quando ainda estava gravida dele, faz 1 ano e 4 meses. Foi muito especial eu poder voltar com ele para ouvir tudo de novo. Você e as aulas formaram uma parte muito importante da minha gravidez (e depois também). Realmente acredito que a expêriencia inteira afeitou de uma forma extremamente positiva a pessoa que Leo eh hoje (feliz, calmo, saudavel). Muito muito obrigada. Vamos mantendo contato…. Bjos, Tracy
Tracy Rubovits