Você já pensou nos alunos da sua escola meditando por pelo menos 1 minuto antes das aulas? Depois do recreio? Antes das avaliações?

Pois esta é a  minha proposta! Ofereço a elaboração de um Manual de Orientações e Práticas Meditativas personalizado, desenvolvido junto com a equipe docente para introduzir a meditação na escola. Vou apresentar a prática da meditação de forma lúdica, adaptada a cada faixa etária, aproveitando os momentos em que tal prática possa ser favorecida, como prestar atenção em uma história, produzir e colorir um desenho, escutar uma música ou sentar-se em roda para brincar. A meditação deve ser uma construção diária, pois se trata de um desenvolvimento da mente para prestar atenção no momento presente, nos pensamentos, na respiração, no corpo e nos sentimentos.

Outro objetivo do projeto é despertar a importância para a meditação na prática pessoal e na construção educativa dos estudantes, com o objetivo de melhorar seus relacionamentos interpessoais, aumentar sua autoestima e favorecer a expressão saudável dos sentimentos.

Encontros

Em nossos encontros para elaboração do projeto teremos dois momentos: uma parte sobre a teoria da meditação e outra prática, com as dinâmicas lúdicas adaptadas para cada faixa etária de alunos, que vai desde a primeira infância ao ensino médio.

O Manual

Assim como nos encontros com a equipe docente, o Manual também terá duas partes, uma teórica com orientações gerais sobre a meditação, seus benefícios, técnicas e importância; como desenvolver a meditação em sala de aula, os momentos mais adequados, os objetivos gerais; e tópicos de avaliação.  E outra prática, onde teremos as fichas de atividades, que  incluirão a descrição,  faixa etária, objetivos, recursos envolvidos, duração das atividades, partilha, observações e, por fim, o desenvolvimento das atividades, além de registros fotográficos. Um material muito rico, cuidadosamente elaborado, experimentado e documentado pela equipe pedagógica da escola. Será uma guia para as atividades futuras e para os novos membros da equipe.

Prática pessoal do professor

Tão importante quanto ensinar e promover a prática da  meditação nos alunos é cuidar dá pratica pessoal dos professores. Para isso a  equipe será estimulada a se reunir periodicamente para meditações conjuntas, no início ou término dos períodos letivos. A escola irá disponibilizar um espaço agradável e silencioso para este momento de cuidado e encontro interior.

Envolvimento familiar

A família também poderá se envolver com a prática da meditação que será incluída nos encontros festivos e nas reuniões escolares.

Para criarmos um mundo de paz devemos começar desenvolvendo um espaço interno de escuta, atenção plena, respiração suave e elaboração das emoções. Uma prática simples e tão transformadora, um hábito de manter a mente presente para sentir e elaborar o bem viver. Vamos presentear nossas crianças com a oportunidade de viverem suas realidades internas, elaborarem seus sentimentos, escutarem seus pensamentos e seguirem a voz que vem do coração!

Renata von Poser

Educadora, professora de yoga e idealizadora da Brincayoga. Promove as Vivências e a Formação de BrincaYoga para crianças e famílias. Formação em yoga na Internacional Sivananda Yoga Vedanta Centers, Canadá. Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e Mestre em Educação Social pela Universidade de Sevilha, Espanha. Participa do Programa Pathwork de Transformação Pessoal.

BrincaYoga

É uma empresa que há treze anos desenvolve vivências lúdicas de yoga e meditação para crianças, famílias e grupos de formação.