Meditar não é apenas sentar e fechar os olhos, é uma prática diária de desenvolvimento da presença, com a mente focada em cada coisa que se faz; no comer, no andar, no falar e no respirar. Meditar não é um fim em si mesmo, é um despertar a todo momento para a realidade que está além dos sentidos que nos distraem e nos distanciam da fonte infinita de bem-aventurança e amor. A elevação da consciência acontece quando nossa atenção está para a qualidade do que fazemos. Não importa o destino, a estrada, mas sim a qualidade do caminhar.

Para a criança desenvolver a presença ela tem que ter vivido experiências onde houve uma oferta deste estado interno seja através dos pais ou educadores. São esses agentes que proporcionam a qualidade da presença na criança. No ouvi-la com paciência, esperando que formule tranquilamente seus pensamentos, na oferta da comunicação olho no olho, doando sua presença na atenção que ela merece por conquistar uma nova proeza ou contar uma história. No brincar juntos, sentados no chão, doando-se em plenitude para a experiência afetiva de união.

A criança constrói a própria presença pois foi nutrida desta qualidade no contato com os adultos a sua volta. A partir desta nutrição, do desenvolvimento da presença, é que podemos iniciar a prática da meditação. E ela só será efetiva e verdadeira se houver estímulos diários na conquista da presença nas pequenas coisas e na relação afetiva com os adultos.

O estado de meditação é calmo, sereno, relaxado. Um ambiente emocional seguro e acolhedor é fundamental a prática da meditação, principalmente para as crianças.

A meditação para crianças é urgente, é uma pausa no turbilhão de estímulos e de informações. É construir um significado profundo que se vive, se sente. É uma conexão com o todo, o sentimento profundo de pertencimento. Começa como um jogo de prestar atenção, de perceber, de escutar, de sentir. São técnicas e brincadeiras que trazem a mente para a experiência plena de uma única coisa, pensamento ou sensação. A mente precisa se acostumar a estar presente despertando as percepções internas da realidade, buscando novos significados.

Vivemos numa sociedade artificial, cheia de luzes e estímulos sensoriais que mantém a direção da nossa mente no mundo externo. Seja pelos sons, pelas cores, luzes, cheiros e imagens, muitas imagens. Interagimos com o mundo através dos cinco sentidos que nos conduzem a uma percepção externa da realidade. Não aprendemos a sentir a vida e experimenta-la desde dentro. Tem muita gente que nem sabe que existe uma vida interna. Somos acostumados a estar em movimento, em ação, falando, criando, atuando, interagindo. Quando estamos parados, dormimos ou nos deixamos hipnotizar pela televisão.

Ensinar meditação para crianças é dar significado para a vida interna, para os sentimentos, pensamentos, sonhos e emoções. É chegada a hora da humanidade despertar para os valores transcendentes do Eu, da alma, vivendo através da consciência cósmica, planetária, onde todos somos um. A crise que vivemos é do ser que se distanciou de sua fonte eterna, cristalina e verdadeira. O planeta é um reflexo de nossa consciência, a Terra está viva, como já dizia “James Lovelock” em sua teoria de Gaia. Nós somos a Terra, somos a natureza, somos a consciência adormecida, manipulada e diminuída nas tramas do consumo, da doença, da miséria e da poluição. Se queremos um mundo novo devemos começar um amoroso e pacífico despertar da consciência em nós e nas crianças. É preciso sentir e fundamentar dentro do nosso ser a conexão com o todo.

Para o yoga meditar é um caminho de libertação, de transcendência, de purificação. Meditar é manter um incessante fluir da consciência em nossa dimensão infinita, Deus. É silenciar a mente, mantendo o foco no momento presente. Tanto para adultos quanto para crianças a meditação é um processo, a conquista de uma prática constante de trazer o foco da mente para o interior.

Mesmo que não se saiba racionalizar ou explicar o que acontece, o fato é que acontece. O coração se conecta com a fonte de amor imanente a todo nós. E assim nutridos podemos encontrar novos significados para a vida e selecionar em que vibração queremos atuar, da mente sonâmbula, embotada, hipnotizada ou da mente desperta, conectada e atuante com as verdades íntimas e transcendentes do ser.  Meditar é um bálsamo de quietude e paz no coração.

RENATA VON POSER
Educadora, professora de yoga, idealizadora da Brincayoga. Promove as Vivências e a Formação de BrincaYoga para crianças e famílias. Formada em yoga pela Internacional Sivananda Yoga Vedanta Centers, no Canadá. Formação pela Rainbow Kids Yoga. Formação em Facilitadora de Pathwork (Eva Pierrakos). Bacharel em Comunicação Social e Mestre em Educação Social pela Universidade de Sevilha, na Espanha.